quarta-feira, dezembro 23, 2009

ESTE ANO O PAI NATAL DEU-ME UM JOGO DE XADREZ EM COPOS DE SHOT... OBRIGADA... EU PROMETI QUE ENSINAVA



Aprenda a jogar com as regras básicas do Xadrez
O tabuleiro de xadrez
Como é que as peças se movem?
Rei : O rei move-se em todas as direcções apenas uma casa.
Rainha : A rainha move-se em todas as direcções, sem limite.
Torre : A torre move-se nas linhas e colunas, sem limite.
Bispo : O bispo move-se nas diagonais, o limite é a cor das casas, cada bispo numa casa de cor diferente.
Cavalo : O cavalo move-se em L, duas casa para a frente e uma para o lado, é a única peça que pode
passar por cima das outras.
Peão : O peão na primeira jogada pode avançar uma ou duas casas, depois só pode avançar uma casa de cada vez. Esta é a única peça que não pode andar para trás.
Regras básicas do xadrez:

Capturar : Para capturar peças ao adversário move-se a peça para a casa da peça a tomar, retirando a peça do adversário do tabuleiro, no caso dos peões, movem-se para a frente, mas para capturar, capturam apenas na diagonal.
Cheque : Quando se ataca o rei diz-se cheque porque é a peça fundamental do xadrez.
Cheque mate : Quando se ataca o rei de forma a não ter fuga acaba o jogo e o vencedor diz cheque mate.
Regras especiais do xadrez:
Roque : O roque é um movimento de defesa do rei em que o rei move-se duas casas para o lado e a torre passa por cima do rei ficando ao seu lado. Existe o roque grande e o roque pequeno.

Condições necessárias:
O rei não pode estar em cheque nem passar por uma casa em cheque.
O rei não pode ter sido movido.
A torre que faz o roque não pode ter sido movida.
Não pode haver peças entre o rei e a torre.
Tomar na passagem: Esta regra só se aplica quando um peão avançou duas casas e passou por uma casa defendida por um peão adversário, neste caso apenas na jogada seguinte pode o peão adversário tomar o peão como se este tivesse avançado apenas uma casa.
Promover : Quando um peão chega à última casa é promovido para outra peça à escolha excepto o rei, normalmente é escolhida a rainha visto que é a peça mais forte.
Resultados possíveis :
Existe a possibilidade de ganhar um jogo?
Dar cheque mate ao adversário.
Acabar o tempo ao adversário e ter peças suficientes para dar cheque mate.
O adversário desistir.
Posso empatar ?
Caso não exista movimentos possíveis para jogar e não esteja em cheque.
Se ficar sem tempo e o adversário não tiver peças suficientes para dar cheque mate. Acabar o tempo ao
adversário e eu não tiver peças suficientes para dar cheque mate.
Se ambos acordarem o empate.
Se houver três posições repetidas é declarado o empate.
Se houver cinquenta jogadas seguidas sem o movimento de um peão e sem capturas.
  •Como colocar as peças de Xadrez?
O xadrez é um jogo para dois jogadores. Cada um possui 16 peças que se movem num tabuleiro quadrangular, composto por 64 quadrados que alternam de cor, tradicionalmente o branco e o preto. Também as peças dos jogadores são de cores diferentes, o primeiro joga com as brancas, o outro com as pretas.
Para começar, os jogadores colocam as suas peças no início da partida, nas fileiras extremas e contrárias do tabuleiro, obedecendo a regras específicas de colocação. Na retaguarda ficam cinco modalidades de peças: rei, rainha, torre, bispo e cavalo. A colocação destas peças obedece ao seguinte critério, a partir dos extremos, (extremo esquerdo casa preta e extremo direito casa branca) primeiro coloca- se as torres, a seguir os cavalos, depois os bispos e no centro a rainha e o rei, a rainha branca em casa branca e a rainha preta em casa preta. A vanguarda é ocupada pelos peões.
Noções básicas de Xadrez

O xadrez é um jogo do qual participam dois jogadores que usam
 cada um, um conjunto de 16 peças dispostas em m tabuleiro dividido em 64 casas. O conjunto de peças de cada jogador representa um reino que se contrapõe ao reino adversário e cada peça representa um função ou classe social; . As peças têm, cores diferentes, normalmente brancas e pretas.
Elas se movimentam segundo determinadas regras, e o objetivo do jogo é, após um número qualquer de movimento , também chamado lances, levar o rei adversário a uma posição especial chamada ‘’xeque –mate’’ . O Rei é, portanto , á peça mais importante do xadrez
Objetivo
Alguns jogadores se preocupam apenas em capturar peças do adversário, afastando –se do principal objetivo que é dar xeque – mate ao adversário. É importante que o jogador concentre seus esforços nesse objetivo.
O tabuleiro da xadrez tem 64 casas dispostas em um quadrado com 8 casas em cada lado
Ele tem de ser posicionado de modo que cada jogador tenha á sua direita a casa angular de cor branca
Posição Inicial das Peças
As peças devem ocupar as duas primeiras fileiras horizontais de cada lado. Na disposição das peças um erro é muito comum: trocar a posição do Rei com a da Rainha. Observe que, no início do jogo , o Rei branco deve ser colocado em casa preta e o Rei preto deve ser colocado em casa branca.
Peças do xadrez e seu valor:
O Rei e a Rainha ( ou Dama) representam a classe governante :valor da Dama=10
Os Bispos representam o clero e são os ministros do Rei: valor do Bispo=3
Os Cavalos representam a cavalaria: valor do Cavalo =3
As Torres representam os carros de guerra: valor da Torre =5
Os Peões representam a infantaria ou os camponeses: valor dos Peões = 1
Essa escala de valores é relativa e indica o valor das peças na posição inicial do jogo. O Rei não entra nesta escala , pois seu valor não pode ser computado , já que a perda desta peça implica em derrota para o jogador . A Rainha , como não poderia deixar de ser, é a peça de maior valor do xadrez
Os Peões são as únicas que andam somente para frente .Em seu caminho o peão segue sempre em linha reta. Ele anda uma só casa em cada jogada , com exceção da saída de sua posição original , quando é permitido , mas `não obrigatório , o avanço de duas casas. O peão também é a única peça cujo movimento normal de captura é feito para frente, mas na diagonal . Ele é considerado a peça mais fraca do xadrez ( de menor valor relativo). Porém , quando um peão alcança o limite do tabuleiro, que é a oitava fileira, pode ser trocado por qualquer peça de sua própria cor que tenha sido capturada pelo adversário , com excessão do Rei e do próprio peão .Normalmente a peça escolhida é a Rainha.
Os Cavalos são as únicas peças que têm o poder de’’ pular ‘’ peças próprias ou adversárias. Seu movimento ;é feito em forma de ’’L’’ em qualquer direção.
Os Bispos avançam em linha diagonal, para frente ou para trás , e desde que não haja obstrução em seu caminho, quantas casas quiserem.
As Torres andam somente em linha reta, em direção vertical ou horizontal , avançando tantas casas quantas se quiser, ou quantas forem possíveis , em razão da obstrução a seu movimento por outras peças, adversárias ou não.
A Rainha é a peça mais poderosa do Xadrez . ela pode se movimentar tanto na diagonal , quanto na horizontal ou na vertical e, desde que não haja obstrução em seu caminho avança quantas casas quiser na mesma direção
O Rei , apesar de ser a mais importante das peça, tem capacidade de movimentação bastante limitada: ele pode se deslocar em qualquer direção , mas apenas uma casa de cada vez, tendo , portanto , pouco alcance. Como qualquer outra peça do xadrez , o Rei pode capturar peças adversárias , desde que não se coloque em risco de captura por outra peças do adversário
Xeque
O Rei não pode capturar peças defendidas, nem se situar em casa sob o domínio de peças contrária. Toda vez que o Rei for atacado , diz - se que ele está em xeque,. O adversário que ataca o Rei deve fazer esta pronúncia.
Dar xeque ao Rei é ,pois , deslocar uma peça , cuja movimentação ou raio de ação, vai surpreender o Rei inimigo
Xeque -- Mate
Quando um Rei leva xeque – mate , a partida está terminada , cabendo a vitória ao jogador que deu o golpe final. As partidas nem sempre terminam com a vitória de um dos lados
Ocorrem situações em que se declara a partida sem vencedor , ou seja , empatada
  Elementos do jogo de xadrez
Tabuleiro: o jogo é disputado em um tabuleiro de 64 casas (8x8) de cores alternadas.
O tabuleiro se divide em casas, colunas, fileiras e diagonais.
Casa - menor parte do tabuleiro, sendo em seu total 64.
Colunas - conjunto de casas dispostas em uma mesma linha vertical.
Fileiras - conjunto de casas dispostas em uma mesma horizontal.
Diagonais - conjunto de casas da mesma cor em direção inclinada. Ao todo são 26 diagonais, sendo a menor duas casas e a maior oito.
Objetivo do jogo
Antigamente, ou até hoje em alguns países, o rei é a figura mais importante. Como o propósito do invento era proporcionar alegria ao rei, não poderia ser diferente: seu objetivo único é a morte do rei adversário!
Isso se dá através de uma jogada que se generalizou chamar de xeque-mate (do persa "shah mat", que significa rei morto), representando uma posição em que o monarca não pode ser defendido.
Movimento das peças
Rei - Já que o objetivo do jogo é prendê-lo, não seria coerente ele ficar movimentando com freqüência. Por isso seus movimentos são tão limitados.
Por ele ser o rei, tem o livre-arbítrio de mover para todos os lados, com a seguinte limitação: apenas de uma em uma casa de cada vez.
Dama - Também conhecida pelos amadores por rainha, é a peça mais poderosa do jogo de xadrez. Por ter um raio de ação muito grande, com ela você pode mover nas horizontais, verticais ou diagonais, semelhante aos movimentos do rei, com a diferença de poder mover quantas casas desejar!
Dica: a dama tem os mesmos movimentos da torre e bispo em uma só peça.
Torre - Antigamente era usada como arma de guerra. Subiam nela soldados armados para poder observar com segurança quando houvesse aproximação de tropas inimigas. Essas torres eram móveis, porém muito pesadas, tendo que ser movimentadas somente em linha reta, pois possuía rodas que poderiam ser quebradas se empurrada em diagonal, além da facilidade de tombá-la.
Por tudo isso a torre anda somente pelas horizontais e verticais quantas casa tiver à disposição.
Bispo - Representa a religião do reino. Alguns historiadores contam que antigamente ao invés de bispo, curiosamente, essa figura era representada no "jogo dos reis" através do elefante, que na Índia é sagrado e aclamado com veneração religiosa.
Obs: no jogo de xadrez existem dois bispos no início de cada partida, um fica na casa branca (mais clara) e o outro na casa preta (mais escura); podendo cada um andar quantas casa dispuser, contando que não saia da diagonal de sua cor e não utilize duas diagonais em um só movimento.
Dica: os bispos fazem o movimento contrário ao das torres.
Cavalo - Representa os cavaleiros do rei, que conseqüentemente eram os mais bem treinados soldados da guarda real. O cavalo anda somente em "L" de quatro casas. Contando a casa em que está como 1, a seguinte 2, a outra como 3, forma-se uma reta e então é só virar para a direita ou esquerda completando a 4ª casa e automaticamente o lance estará completo.
Dica: o cavalo é a única peça que salta sobre as outras.
Peão - O peão nada mais é que um soldado do rei. Tendo por objetivo a promoção e a defesa de seu superior.
O peão movimenta-se de uma em uma casa sempre para frente, sendo que se estiver em sua casa inicial poderá andar duas casas de uma só vez.
Dica: o peão é a única peça que captura de maneira diferente da qual se move, ou seja, anda para frente, mas captura na diagonal no raio de uma casa.
Pronto, agora que já sabemos todos os movimentos das peças, vamos para a colocação inicial do tabuleiro e das peças.
O tabuleiro e as peças
Dica: o tabuleiro de xadrez não pode ser colocado de qualquer maneira. A regra diz o seguinte: a casa de cor branca (a mais clara) deve ficar sempre do lado direito.
Você que está aprendendo, agora vamos montar as peças no tabuleiro. Utilizando a primeira fileira do tabuleiro, faça o seguinte:
1º passo - Pegue as duas torres de mesma cor e coloque uma em cada canto do tabuleiro.
2º passo - Pegue os dois cavalos de mesma cor e coloque um do lado de uma torre e o outro da outra torre.
3º passo - Pegue os dois bispos de mesma cor e coloque uma do lado de um cavalo e o outro do outro cavalo.
4º passo - Agora que sobrarm duas casas, é fácil. Se a dama for de cor branca ficará na casa branca e se for de cor preta ficará na casa preta.
5º passo - Já o rei, será colocado na casa que sobrar dessa fileira.
6º e último passo - Os peões visam a defesa das peças maiores, portanto existe em maior quantidade sendo que cada um fica na frente de cada peça, completando a segunda fileira do tabuleiro.
Xeque e xeque-mate
Pronto, agora que já conhece todos movimentos precisa fixar bem o objetivo do jogo.
Xeque: é quando o rei encontra-se ameaçado, mas existe a possibilidade de defender-se.
Existem três opções para defender o rei no caso de xeque. São elas:
Xeque-mate: é quando o rei está ameaçado e não existe nenhuma das três defesas acima. Ocasionando o término da partida!
Movimentos excepcionais
Promoção: é quando o peão atinge a 8ª horizontal, visto que ele não pode voltar e cumpriu seu objetivo que era chegar ao fim da linha (conhecendo, invadindo, atacando e mapeando o terrritório inimigo!), então ele automaticamente será promovido a outra peça para poder voltar. A peça a ser escolhida fica a seu critério: dama, torre, bispo ou cavalo.
Roque : é um movimento combinado de rei e torre, que vale por uma só jogada que tem por objetivo a segurança do rei e uma maior mobilidade para a torre pelas colunas centrais.
Quando não se pode fazer o roque:
1. Se já tiver movimentado o rei ou a torre do lado em que deseja fazer o roque.
2. Se tiver em xeque ou for ficar depois de completar o movimento "roque".
3. Se passar com o rei por casa atacada no momento do movimento.
En passant: acontece quando um peão está na 5ª casa e o peão adversário em sua casa inicial. Quando este avançar duas casas e ficar ao lado dará a oportunidade ao adversário de tomar este peão, como se ele tivesse caminhado apenas uma.
Tente acompanhar pelo exemplo do diagrama ao lado:
Observe que o peão branco encontra- se na 5ª casa. O peão que estava na casa inicial andou duas. Então o condutor das brancas optou em tomar "en passant". Nesse caso pode tomar o peão como se ele tivesse caminhado apenas uma.
Dica: esse movimento pode ser feito por qualquer dos peões, mas é somente válido no instante do lance. Afogamento
Esse tipo de posição que requer bastante atenção em virtude de seu aparecimento com freqüência partidas de iniciantes, gerando dúvida comum sobre situação.
Afogamento é aquela posição que o rei não está em xeque e não tem casa para mover ou qualquer outro movimento possível para fazer. Quando esse fato acontece de não ter nenhum movimento possível, sendo a vez de jogar, a partida é declarada empatada.
Veja esses dois exemplos:
Observe que em ambos os casos o rei preto não tem lugar para mover, mas não está obrigado a jogar, pois não se encontra em xeque. O interessante é que as pretas têm a vez de jogar, mas não têm nenhuma jogada possível para fazer, empatando a partida por "afogamento".

1 comentário:

SMartins disse...

Bem, acho que já temos tema para o próximo retiro! E campeonato!