Historial 
Tuna Cavaleiras de Sellium do Instituto Politécnico de Tomar 
O gosto pela música, e a vontade de dignificar a Cidade e o Politécnico de Tomar, tal como o traje académico fez surgir a ideia de uma tuna feminina. 
Assim no ano de 2001, um grupo de amigas que ensaiava nas escadas da biblioteca, conseguiram alcançar o “estatuto” de tuna quando subiram a palco pela primeira vez, no dia 18 de Outubro, data que ficou como sendo o nosso aniversário. 
O nome da Tuna Feminina Cavaleiras de Sellium do Instituto Politécnico de Tomar, foi escolhido com o intuito de demonstrar as inúmeras facetas históricas da Cidade de Tomar. 
Em que “Cavaleiras” é em relação à história mítica dos cavaleiros do templo, mas também é um nome alusivo às cavaleiras das lezírias ribatejanas, em que o nosso traje académico foi buscar a inspiração. 
Por outro lado “ Sellium, era o nome pelo qual a Cidade de Tomar era conhecida na época romana. 
Parece antagónico misturar nomes que representam épocas tão distintas, mas estas demonstram a importância intemporal da nossa Cidade, sendo este o espírito desta tuna, dignificar e criar laços. 
No nosso símbolo está bem patente o laço com a nossa Cidade, em que temos o Castelo de Tomar, que fora construído por cavaleiros do templo com as pedras de “Sellium”. 
Esta Tuna já tem muitas histórias para contar, de muitas viagens que fez, e o que prevalece é a vontade de continuar. 
Representativo disto é o Festival de Tunas Femininas do Instituto Politécnico de Tomar “Sellium”. 
“ Passa a noite na Cidade, tenho vontade de ver, a Cidade à luz da lua, o castelo a escurecer…” 
O nosso Hino é a nossa Cidade… 
Obrigada a todas as que fizeram parte deste sonho de acordes 
O que importa lembrar é que somos todas ribatejanas de coração e pela canção, e que vamos construindo o nosso castelo…o nosso legado…a boa disposição.
 
 
 
Sem comentários:
Enviar um comentário