terça-feira, dezembro 15, 2009

historial

Historial


Tuna Cavaleiras de Sellium do Instituto Politécnico de Tomar







O gosto pela música, e a vontade de dignificar a Cidade e o Politécnico de Tomar, tal como o traje académico fez surgir a ideia de uma tuna feminina.

Assim no ano de 2001, um grupo de amigas que ensaiava nas escadas da biblioteca, conseguiram alcançar o “estatuto” de tuna quando subiram a palco pela primeira vez, no dia 18 de Outubro, data que ficou como sendo o nosso aniversário.

O nome da Tuna Feminina Cavaleiras de Sellium do Instituto Politécnico de Tomar, foi escolhido com o intuito de demonstrar as inúmeras facetas históricas da Cidade de Tomar.

Em que “Cavaleiras” é em relação à história mítica dos cavaleiros do templo, mas também é um nome alusivo às cavaleiras das lezírias ribatejanas, em que o nosso traje académico foi buscar a inspiração.

Por outro lado “ Sellium, era o nome pelo qual a Cidade de Tomar era conhecida na época romana.

Parece antagónico misturar nomes que representam épocas tão distintas, mas estas demonstram a importância intemporal da nossa Cidade, sendo este o espírito desta tuna, dignificar e criar laços.

No nosso símbolo está bem patente o laço com a nossa Cidade, em que temos o Castelo de Tomar, que fora construído por cavaleiros do templo com as pedras de “Sellium”.

Esta Tuna já tem muitas histórias para contar, de muitas viagens que fez, e o que prevalece é a vontade de continuar.

Representativo disto é o Festival de Tunas Femininas do Instituto Politécnico de Tomar “Sellium”.

“ Passa a noite na Cidade, tenho vontade de ver, a Cidade à luz da lua, o castelo a escurecer…”

O nosso Hino é a nossa Cidade…

Obrigada a todas as que fizeram parte deste sonho de acordes

O que importa lembrar é que somos todas ribatejanas de coração e pela canção, e que vamos construindo o nosso castelo…o nosso legado…a boa disposição.

Sem comentários: