segunda-feira, maio 24, 2010

EM ROMA SÊ ROMANO...








Caracóis engordados em leite

1. Limpar bem os caracóis, retirando-lhes a película da casca, para lhes facilitar a saída.
2. Colocá-los então num recipiente com leite e sal durante um dia, e apenas com leite nos dias seguintes, tendo o cuidado de ir limpando os excrementos de hora a hora.
3. Quando os caracóis estiverem já bastante gordos, de modo a não conseguirem entrar na concha, cozem-se em água ou fritam-se em azeite, acrescentando-lhe «garum» com vinho.
N.B. – Também se podem engordar em pasta de farinha.

Nas receitas de Apicius, aparece com muita frequência o «garum», hoje inexistente. Vamos ver do que se trata, com a ajuda das autoras da tradução espanhola do livro «De Re Coquinaria», que na introdução de «La Cocina en la Antígua Roma» se lhe referem.
O garum era um líquido que se obtinha de diversos peixes azuis com sal e ervas aromáticas. Assim: num barril com capacidade de cerca de 30 l colocava-se primeiro uma camada de ervas (anis, funcho, arruda, hortelã, alfavaca, tomilho, etc.); depois, por cima desta, colocava-se outra camada de pedaços de peixe (salmão, enguias, sardas, sardinhas, etc.); por fim, cobria-se esta última camada com uma camada de sal.
A operação (ervas, peixe, sal) repetia-se até encher a vasilha. Então, deixava-se repousar durante sete dias. Passado este repouso, revolvia-se tudo periodicamente, durante vinte dias. Dava-se o nome de «garum» ao líquido resultante deste processo, e que tinha larga utilização em culinária.
O principal centro produtor de «garum» no Império Romano situava-se em Cartagena, no sul de Espanha.”

(texto retirado do livro «Receitas afrodisíacas & Desenhos eróticos)



Frango Apicius
Num almofariz esmague seis grãos de pimenta vermelha,
uma colher de café de cominhos, outra de erva doce,
umas folhas de hortelã, uma pitada de tomilho
e outra de alecrim.
Num tacho misture um decilitro de vinho branco,
um decilitro de caldo de aves,
três colheres de vinagre.
Leve a ferver e acrescente um punhado de cenoura ralada,
três colheres de mel
e quatro tâmaras descaroçadas e picadas.
Aloure o frango e depois leve-o a estufar naquele molho
num tacho bem tapado, se possível ao forno.





"Marco Gávio Apício (ou simplemente Apício; em latim Marcus Gavius Apicius ) foi um gastrônomo romano do século I d.C. suposto escritor do livro De re coquinaria, a melhor fonte para se conhecer a gastronomia do mundo romano"

IN http://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_G%C3%A1vio_Ap%C3%ADcio

Sem comentários: