segunda-feira, fevereiro 01, 2010

SELLIUM

Fórum Romano de Tomar

"Tomar foi uma cidade com alguma importância no tempo dos Romanos (século I ao século V), mas nessa época chamava-se Sellium.
Por Sellium passava a principal estrada romana do nosso território. Ia de Lisboa (Olísipo) a Braga (Bracara Augusta), passando por Santarém (Scalábis), Conímbriga e Coimbra (Aeminium). Seria equivalente à nossa principal auto-estrada, a A1, que liga Lisboa ao Porto."

in http://www.ttt.ipt.pt/index.php?nivel=2&m=70


“O forum situava-se no cruzamento de 2 artérias, o “Decumanus Maximus”, na direcção E. / O. e o “Cardus Maximus”, na direcção N. / S. O acesso fazia-se por galerias ou pórticos que atravessavam a O. e a E. a Basílica e a Praça. Dele resta parte das fundações da Praça pública, da Basílica (tribunal), da Cúria (local de reunião do Conselho da cidade) e das “tabernae” (lojas). A Basílica, de planta rectangular, que ocupava o lado S. da praça, conserva ainda a tribuna, a O. da nave central e 5 das 8 colunas do pórtico interno, vedado por gradeamento; a cada pilar correspondia um pedestal honorífico, virado para o templo, situado a N. da Praça; o acesso à Cúria e a 2 salas adjacentes fazia-se pela nave central da basílica. A Cúria, sala rectangular com c. de 116 m2 abria internamente para sala pequena, quadrangular, com c. de 20,29m2. No lado O. da praça vestígios das “tabernae” que para ela abriam, inicialmente resguardadas por pórticos, suportando balcões. Da malha urbanística de Sellium conhecem-se vestígios de “insulae” (prédios de rendimento) e “vici” (artérias que os serviam), situados a N. e a NE. do Forum.

Cronologia: séc. I d.C – fundação da cidade de Sellium pelo imperador Augusto, desconhecendo-se porém qual seria o seu estatuto político-administrativo; séc. 5, 2ª metade – abandono da cidade provocado pelas invasões bárbaras.”

(via página da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais

"Seguiram-se as invasões dos povos Bárbaros e Visigodos e, cerca de 712, dos Mouros.

Tomar foi conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques em 1147, vindo a ser doada aos Templários em 1159.

O Mestre da Ordem dos Templários, Gualdim Pais, fundou a vila de Tomar em 1 de Março de 1160, com a construção do Castelo de Tomar (com base na antiga povoação luso-romana), dando à povoação carta de foral em 1162.

Após a extinção da Ordem do Templo, em 1314, D. Dinis conseguiu obter bula do Papa João XXII para fundar, em 1319, a Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo (“Ordem de Cristo”), cuja sede se fixaria em Tomar em 1356, vindo a ser dirigida pelo Infante D. Henrique, então residente na vila"

in http://tomar-actual.net/page/2/?s=sellium

Sem comentários: