terça-feira, julho 14, 2009

XVIII Mostra de Artesanato, Gastronomia e Actividades Económicas do Gavião


Aqui fica mais uma sugestão para o próximo fim-de-semana, bem pertinho de Tomar.

10 comentários:

kuka disse...

No passado mes de junho realizou-se o festival silencio

http://www.festivalsilencio.com/contactos.htm

Organizado pela editora abaixo:

http://www.101noites.com/index.php?option=com_content&task=view&id=23&Itemid=33

que tem um guia ideal para nós:

http://www.guiadanoite.net/

kuka disse...

ALGUEM KER IR VER?

http://www.mnarteantiga-ipmuseus.pt/



Museu de Arte Antiga espera 120 mil visitantes na exposição 'Portugal e o Mundo'
por Agência Lusa, Publicado em 14 de Julho de 2009


O director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) estima que a exposição "Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII" deverá levar entre 100 e 120 mil visitantes ao museu situado em Lisboa.

Paulo Henriques falava durante uma conferência de imprensa, com jornalistas portugueses e estrangeiros, para apresentação da exposição originalmente concebida pela Smithsonian Institution, em Washington, onde esteve patente em 2007, tendo recebido na altura 380 mil visitantes.

Noutra versão mais reduzida, a exposição esteve depois em Bruxelas, onde acolheu mais 100 mil visitantes, e essa é a estimativa feita para a versão que abre ao público na quinta-feira, dia 16 de Julho, permanecendo no MNAA até 11 de Outubro.

Os comissários norte-americanos - Julian Raby e Jay Levenson - referiram aos jornalistas que "Encompassing the Globe" foi "a maior exposição organizada pela Smithsonian Institution e a mais visitada de sempre".

Na versão que abre ao público na quinta-feira, também com o comissariado a cargo de Nuno Vassalo e Silva, estarão 173 obras de cartografia, marfins, gravuras, esculturas, pinturas e ourivesaria que mostram a presença de Portugal no mundo durante os Descobrimentos.

Tesouros artísticos portugueses da época - que não viajaram para as anteriores exposições devido a questões de conservação - poderão ser agora vistos nesta versão, nomeadamente os Painéis de São Vicente, obra-prima da pintura portuguesa, biombos nambam que mostram a chegada dos missionários ao Japão, e a Custódia de Belém, peça rara de ourivesaria restaurada recentemente.

O director do MNAA, Paulo Henriques, considerou que a exposição "é um importante acontecimento na vida cultural portuguesa" pelo conteúdo: "Não é uma celebração dos Descobrimentos - esclareceu ainda - mas uma visão que não é dos portugueses, um olhar dos outros sobre a nossa passagem pelo mundo" nos séculos XVI e XVII.

"Através dela podemos recuperar algo que tivemos na altura e que estamos a perder: a capacidade de nos espantar e de maravilhar com as coisas. Na época dos Descobrimentos, os portugueses trouxeram objectos que espantaram o mundo", observou, apelando ainda aos futuros visitantes que "se deixem seduzir" pelas obras expostas.

Por seu turno, os comissários norte-americanos explicaram que a ideia de criar esta mostra resultou de uma constatação: "O papel de Portugal na História universal não era bastante conhecido nos Estados Unidos. Depois de Vasco da Gama descobrir o caminho marítimo para a Índia passava-se directamente para Cristóvão Colombo e a descoberta da América", disse Jay Levenson.

"A visão do mundo mudou quando os portugueses trouxeram muita informação de novas terras. Por outro lado, os povos de outros continentes passaram a olhar para a Europa também com outros olhos", observou.

Antes de abrir ao público na quinta-feira, a exposição "Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII" é oficialmente inaugurada, na quarta-feira, com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

kuka disse...

este link tem eventos:

http://www.rea.pt/forum/index.php?action=printpage;topic=9895.0

JULHO

Dia 26 QUA.19h18
SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO
WILLIAM SHAKESPEARE
(http://www.i-tomar.info/agenda_pics/id44.jpg)

Mata dos Sete Montes

Um casamento imposto obriga dois amantes a fugir de casa. Um grupo de comediantes ensaia uma farsa trágica para apresentar nos esponsais do Duque de Atenas.
Tudo se passa na noite de Midsummer num bosque mágico. E num Sonho tudo pode acontecer...Acresce o ambiente natural da Mata dos Sete Montes em Tomar, local que Shakespeare acharia particularmente adequado para ser o cenário desta peça.

O espectáculo é feito ao fim do dia e, no final, o público é convidado para partilhar um jantar.

Duração: Aperitivo + 1h18 + jantar

Reserva de Bilhetes: Sede do Fatias de Cá

Reserva e Venda de Bilhetes: Posto de Turismo de Tomar (Tel.: 249322427)

Organização: Fatias de Cá

.....
Ainda não fui ver esta peça. O que é pena porque o grupo de teatro Fatias é muito bom.


GOSTAVA DE IR VER ESTA PEÇA...ALGUEM KER?

KUKA disse...

PARA SE MANTEREM INFORMADAS:

http://www.mediotejodigital.pt/pt/Home.htm

KUKA disse...

ISTO TUDO PORK BLASTED EM GAVIAO É DIA 19 KND EU VOU ESTAR EM SEIA NO CASAMENTO DO NELITO...

OBRIGADA SARA...EHEHEH

SMartins disse...

Pois, mas é no domingo à noite! Talvez dê um saltinho ao Gavião... eheh

Quanto é o bilhete p a peça dos fatias?

Expo no MNAA kero ir mas n sei qd.

kuka disse...

o preço é para aí uns 20 € tipo isso, pois parece caro... e até é... mas a cultura paga-se...e tb pork tem jantar...e etc...vale a pena...

se domingo sentir forças ainda te digo...VAMOS AO GAVIAO...

a EXPOSIÇAO NO MUSEU DE ARTE ANTIGA ...ACHO QUE VALE MESMO A PENA...

Xibinha disse...

Alo Alo

Para quem nao sabe o meu anjinho está lá (MNAA)...

Por isso nada de lhe fazerem mal eheheheh nao kero ver lá maozinhas marotas ;)

Tambem tenho que o ir lá vizitar ;P

PS: para quem nao sabe estou-me a referir ao "Anjo de Portugal", de Olivier de Gand, pertencente à Charola do Convento de Cristo em Tomar

SMartins disse...

Aquele que tem a altura da Glória! lololol

Xibinha disse...

yyyyaaaaaaahhhhhhh

ahahahahahhaah

ihihihihihihi

=P